O comportamento da geração X com certeza já mudou muito o consumo geral, e mesmo na meia-idade, muitos dos seus hábitos podem mostrar a real importância e poder de compra dessa geração.
Ela é composta pelas pessoas nascidas entre 1964 e 1980, e parece muitas vezes esquecida, mesmo para as campanhas de marketing.
Mas, é necessário lembrar que essa
é a faixa etária que mais possui poder aquisitivo, decisão de compra e liberdade de expressão, sem contar ser a geração que predomina no mundo corporativo.
E por falar em poder aquisitivo, de acordo com uma pesquisa da WSGN, esse grupo é o que mais gasta ao sair para comer, pois a comida é essencial para uma vida mais saudável.
Por outro lado, frequentar restaurantes também é parte de um status, já que a gastronomia é a estratégia perfeita para socialização, cultura e conhecimento.
E como falamos anteriormente, grande parte dos empreendedores são da
geração X, como o Elon Musk, CEO da Tesla Motors, SpaceX e Neuralink e o Jeff Bezos, presidente e CEO da Amazon.
Por isso, donos de restaurantes ou estabelecimentos devem pensar com carinho nesse público.
Para te ajudar a entender melhor a
geração X e o seu comportamento de consumo em restaurantes, continue lendo este artigo.
Ao olharmos para as redes sociais, enxergamos que o foco das campanhas são os jovens, afinal, o público na internet são em sua maioria jovens mesmo.
Porém, quando vemos outras mídias, como TV, jornais, revistas e rádios, a publicidade para a
geração X
está presente.
Isso tudo porque a
geração X fez parte da evolução tecnológica e é conectada, mas não se engaja como outras gerações.
Outra característica desse grupo que deve ser considerada é que eles são responsáveis pela maior parte das decisões de compra da família e seu gasto per capita mensal é bem superior comparado aos
millenials.
A questão aqui é fazer o mapeamento correto do público que você quer alcançar, analisando todos os tipos de mídias e definindo comportamentos para te ajudar em uma boa
estratégia de marketing.
Além disso, é importante entregar
conteúdos que passem por várias gerações, ainda mais em uma sociedade tão diversificada quanto a atual.
A justificativa de que as
redes sociais precisam fomentar a cultura de consumo somente para os jovens está totalmente fora de questão, tanto que, segundo dados do eBit, a cada 10 compras, 7 são realizadas por pessoas acima dos 35 anos.
Viu como a internet pode ser lugar também para incentivar o consumo em pessoas da
geração X?
Com o poder aquisitivo, uma rotina mais saudável e a necessidade de socialização, a geração X faz parte do grupo que mais gasta em restaurantes.
Suas expectativas giram em torno de pequenos luxos, como idas a restaurantes e eventos, além de prezar por um bom serviço e uma gastronomia saudável.
Já os
millennials estão muito mais propensos a cozinhar em casa, pedir um delivery ou consumir fast-foods.
Por isso, focar na
geração X é a melhor opção para os donos de restaurantes, principalmente aqueles que possuem serviços personalizados e ambientes confortáveis.
Então, pensando em todas essas questões, trouxemos dicas de
marketing
para o seu restaurante com base em estratégias pensadas para a
geração X:
De acordo com a Forbes, 88% da geração X gosta de participar de programas de benefícios e economizar dinheiro.
Fazer um planejamento completo, com recompensas valiosas e um jeito simples de participar, é o caminho mais fácil para aplicar um programa de benefícios. Mas, lembre-se, praticidade e economia devem ser levados em consideração.
É a geração perfeita para utilização do e-mail marketing, estão sempre atentos à caixa de entrada e abrem e-mails de promoções e ofertas com frequência.
Uma ida ao restaurante é uma ocasião especial para a geração X, então se o seu restaurante possui um ambiente agradável para levar família ou amigos já está no rumo certo.
Também é importante ter uma certa variedade de pratos que incluem comida caseira, eles tendem a experimentar novos sabores, principalmente se é algo saudável e preparado de forma natural.
Mesmo sendo apenas um quarto de todas as visitas nos restaurantes, a geração X gasta mais com drinks, vinhos, cerveja e bebidas. São um ótimo acompanhamento para uma refeição agradável.
Então, crie um cardápio separado para colocar essas bebidas e diversifique os sabores, você pode incluir café, sucos naturais, fazer smoothies e misturas únicas.
Vimos que a
geração X deve estar dentro do seu planejamento estratégico se você quer lucrar mais no seu restaurante e que alguns detalhes podem fazer a diferença para ela escolher ou não o seu negócio.
Porém, basta pensar com mais carinho nessa geração e trazer soluções viáveis para implementar no seu restaurante.
Por fim, pensamos que você também queira ler nosso artigo para
conhecer 5 tendências do mercado para você colocar em prática, assim você fica por dentro de tudo para os próximos anos.