Transmitir mensagens por meio do Storytelling é um desafio enriquecedor. E, pode ser a melhor forma de tornar o seu processo de comunicação mais claro e criativo.
Aqui, vamos abordar essa técnica desde a sua definição, passando por exemplos e citando as principais práticas para que você comece a elaborar histórias de forma relevante.
Agora, se você não está familiarizado com o termo e ainda não conhece o que essa técnica agrega ao processo comunicação. Chegou a hora de descobrir o poder do Storytelling e a potência dos seus resultados.
É, simplesmente, o ato de transmitir conhecimento e mensagens por meio de histórias. A ideia está relacionada à narrativa. Contar histórias para se fazer entender é algo que vem desde os primórdios. Porém, não é tão simples como pode parecer.
Para desenvolver um bom material de Storytelling é preciso mais do que imaginação , é necessário se envolver totalmente com o assunto escolhido. Para que a partir daí, você comece a se arriscar no campo das ideias com propriedade.
Obter o maior número de informações possíveis sobre o assunto, pensar estética e linguisticamente, usar artifícios audiovisuais, saber articular e desenvolver-se bem com as palavras para despertar a atenção do receptor, independente do enredo. Esses são os atributos que você deve trabalhar diariamente para tornar suas histórias interessantes.
A técnica do Storytelling, além de ser bastante utilizada por roteiristas, escritores, dentre outros profissionais que trabalham com entretenimento, vem sendo adotada por diversas áreas. Inclusive pela nossa, o Marketing.
Você já parou para pensar que o contexto, geralmente, é o que nos faz lembrar de algo com maior facilidade? É comprovado. O que aprendemos por meio de uma história, ainda mais se bem elaborada, certamente fica marcado em nossa memória.
Todos temos tendência a captar melhor informações dessa forma e é isso que as empresas “redescobriram”.
Ao iniciar um processo de comunicação, seja ele interno ou externo, envolver as pessoas em um determinado assunto se torna mais fácil quando encontramos a “fórmula”:
Trazer ao receptor algum significado + fazê-lo se identificar com a história que contamos + solucionar um problema = emoção, significância e aprendizado.
Ou seja, principalmente na propaganda, essa é a maneira mais eficiente de reter a atenção, emocionar, fazer rir e despertar o interesse do público para obter respostas.
Para demonstrar a mágica que o Storytelling é capaz de fazer, selecionamos 3 cases que foram destaque no Brasil e no mundo:
A campanha da Vivo para o Dia dos Namorados deu muito o que falar nos meios digitais e trouxe à tona um dos casais mais famosos da música brasileira, Eduardo & Mônica, da Legião Urbana:
Pauta pertinente, principalmente nos dias de hoje. A quebra de estereótipos é tratada de forma exemplar na campanha mundial da Always:
Quando uma campanha consegue influenciar e reverter algo tão sério, é garantia de sucesso e emoção, como esta da Samsung. Confira abaixo, um dos motivos de orgulho para qualquer profissional de comunicação:
Sim, elaborar histórias que engajam colaboradores e os fazem participar de forma consciente ao longo de um projeto ou “job”, é, definitivamente, mais eficaz e vantajoso.
Por isso, muitas empresas já perceberam a transformação positiva que essa técnica causa em seus processos de comunicação. Tanto para quem cria quanto para quem tem a função de resolver e gerar resultados. O Storytelling é um “facilitador de ideias”.
Um processo de Storytelling, quando bem construído, evita a falta de concentração e melhora o fluxo de ideias.
Criar histórias em cima de problemas, dos clientes ou colaboradores, ajuda não só a focar na resolução de situações como também faz os envolvidos darem menos atenção a recursos. E, também, os instiga a pensarem além dos produtos ou serviços que oferecem.
Um fator que faz brilhar os olhos de quem implementa essa técnica é o maior envolvimento das pessoas, o que tende a tornar as soluções cada vez mais surpreendentes.
Trazer à empresa essa atmosfera pode ser o diferencial na hora de entregar resultados ao seu cliente.
Proporcionar esse tipo de experiência também pode ser a melhor forma de entrosar e melhorar a cultura organizacional de uma empresa , independente do seu tamanho.
Seja em branding , gestão de conhecimento, comunicação interna, treinamento de colaboradores, dentre outras inúmeras áreas. Contar histórias é a forma mais eficiente de uma empresa ensinar, ajudar, solucionar e esclarecer qualquer processo.
Agora, você já sabe que o Storytelling está aí para consolidar a força da comunicação em diversas demandas. Seja para grandes campanhas, seja para resolver situações do cotidiano.
Como acabamos de ver, contar histórias rende e vende muito mais do que um processo de comunicação engessado.
Invista na boa narrativa, ela pode ser a chave para fechar um negócio daqueles, ou, tornar memorável a experiência de um cliente ou colaborador.
Abaixo, colocamos algumas práticas que você deve seguir para começar a se desenvolver e aplicar de forma eficiente, a técnica do Storytelling, aí na sua empresa:
Pronto para começar a conquistar a atenção de qualquer público contando histórias memoráveis? Mas lembre-se: histórias falam sobre pessoas e não de empresas.
Agora, a gente quer saber:
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Então, vem contar sua história pra gente. Quem sabe não temos a ideia certa para o seu negócio evoluir no mundo digital? Fale com um Gruver !
O post Storytelling: o poder de criar histórias na comunicação apareceu primeiro em Blog Gruv | Marketing Digital e Design.