O sucesso de uma campanha de marketing é o principal indício de que tudo o que você fez em uma campanha deu certo e quais pontos você deve prestar atenção para as próximas.
Todo empresário tem uma preocupação constante com alguns índices financeiros da empresa. Quando falamos de marketing, muitos ainda ficam perdidos com relação ao resultado efetivo dos esforços realizados.
Nesse sentido, o marketing digital permite que tudo seja mensurado, tanto valores investidos quanto
resultados alcançados. Dessa forma, é possível saber o ROI exato de cada ação feita.
Vamos entender melhor o que é o ROI? Explicamos a seguir.
ROI é uma sigla que vem do inglês Return On Investment, que, em português, significa Retorno Sobre o Investimento. O objetivo desta métrica é determinar o quanto a empresa ganhou — ou, até mesmo, perdeu — diante dos valores investidos.
O ROI aplica-se em diversas situações dentro de uma organização.
Ele pode ser usado para medir os resultados dos setores, como marketing, vendas e produção, e também pode ser utilizado para verificar o retorno de investimentos pontuais, como a reforma de algum ambiente, a aquisição de maquinário ou softwares.
Seu cálculo é bastante simples. Para isso, basta subtrair os custos da receita apurada e dividir esse valor pelos custos.
A fórmula é a seguinte: (receita - custo)/custo. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo:
Então, digamos que você tenha investido R$100,00 em um anúncio de um produto e tenha faturado R$1.000,00. O ROI desse anúncio será de (1.000 - 100)/100 = 9.
Ou seja, o anúncio gerou um resultado 9 vezes maior que o valor investido ou 900% de ganho.
Medir o ROI das campanhas de marketing é essencial para garantir bons resultados e crescimento constante. Afinal, é preciso saber a efetividade das ações para realizar ajustes, caso necessário.
O acompanhamento do ROI no marketing proporciona 2 benefícios muito importantes:
O ROI permite identificar quais são as campanhas que não estão performando conforme o esperado.
Fazendo uma análise mais aprofundada é possível até mesmo identificar uma tendência no comportamento do público. Dessa forma, o time de marketing pode agir pontualmente para corrigir as campanhas e torná-las mais rentáveis.
Sem calcular o ROI não é possível saber se o desempenho da campanha está satisfatório, do ponto de vista financeiro. É claro que existem diversas outras métricas importantes a serem analisadas. Mas, financeiramente falando, o ROI é indispensável.
Faça as contas da sua próxima campanha e veja o que pode ser feito para melhorar ainda mais seus resultados, além de usar estratégias diferentes para alcançar um bom resultado no ROI.
Se você precisa de uma ajuda para montar uma campanha que vai fazer seus clientes se apaixonarem,
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