Caso você ainda não saiba, a LGPD, que está em vigor desde setembro de 2020, regulamenta a coleta, o armazenamento, o tratamento e o compartilhamento de dados pessoais adquiridos pela internet.
Com isso, tornou-se imprescindível a preocupação das empresas em adequar suas estratégias de marketing digital e otimização dos sites para estar em acordo com a lei que visa proteger nossos dados na web.
A coleta e o processamento de dados das empresas agora devem estar muito mais claros aos usuários, assim como sua política de privacidade e de cookies.
Sendo assim, a LGPD supõe 10 bases legais, as quais você poderá adequar o processamento de dados da sua empresa, são elas:
E há apenas dois casos em que o consentimento de dados se faz obrigatório:
O que isso quer dizer?
Vem com a gente porque agora vamos te explicar detalhes importantes sobre o impacto da LGPD no site da sua empresa e nas estratégias de marketing que você possivelmente deve utilizar. Vamos lá!
Antes de mais nada, é preciso frisar a importância de adequar o seu negócio à LGPD. Isso gera aumento da confiabilidade da sua empresa e otimização do ranqueamento do seu site nos motores de pesquisa como o Google.
Para adequar um site e torná-lo compatível com a Lei Geral de Proteção de Dados, primeiramente é necessário conquistar o
consentimento dos usuários que fazem o cadastro.
Sendo assim, se o seu site possui página de contato, formulários – coleta dados pessoais, utiliza cookies ou gera inscrições para a sua newsletter, é ideal adicionar e deixar claro as informações de coleta e processamento de seus dados no formulário.
Ou seja, para adequar seu site ou blog, você vai precisar ter atenção nos seguintes pontos:
Acima de tudo, é preciso entender que a LGPD não foi criada para atrapalhar nenhuma ação de marketing ou dificultar estratégias.
A lei foi criada justamente para tornar o processamento de dados, por meio de ações de marketing, mais confiável e seguro, dando credibilidade às empresas que estão adequadas.
E para deixar ainda mais claro, resumidamente, a LGPD possui dois pilares (finalidades) que a norteiam: o consentimento dos usuários (geralmente solicitado) e o legítimo interesse (geralmente implícito).
Entretanto, caso a finalidade mude, outro consentimento deve ser solicitado. Além disso, os usuários poderão, sempre que quiserem, revogar seu consentimento, solicitar exclusão, acesso, correção ou portabilidade de seus dados.
Com certeza, todos esses mecanismos acabam tornando o processamento de dados muito mais transparente para os usuários.
Sendo assim, agora você já sabe que para garantir ainda mais legalidade das ações de marketing e tornar mais seguro o ambiente onde inserimos nossos dados.
A LGPD está aí para facilitar e nos direcionar as melhores práticas visando sempre a segurança dos dados.
Para adequar de forma eficiente sua base de leads, indica-se atenção e ajustes aos seguintes aspectos:
Definitivamente, nenhuma empresa ou empresário gostaria de ser penalizado por não estar em acordo com a LGPD.
Por isso, incentivamos todas as empresas que realizam processamento de dados, seja on ou offline, a se adequarem à lei o quanto antes.
Inicialmente, indicamos a consultoria de uma assessoria jurídica especializada para que se crie uma política de privacidade eficiente para a sua empresa.
A demora para ajustar pode atrapalhar e muito o andamento das
estratégias de marketing, e isso interferirá diretamente no seu faturamento.
Sobre as penalidades, a depender de situação e comprovação, as empresas podem receber desde uma simples advertência, suspensão de atividades de tratamento de dados e até multas diárias.
Essas multas podem ir de 2% do faturamento da empresa à 50 mil reais, como foram os casos:
Por fim, é importante que você saiba que a lei criou 4 agentes diferentes que podem coletar, processar e utilizar os dados, entenda a atribuição de cada um:
Agora que você já entende o principal da lei e o porquê é importante adequar suas estratégias de marketing e o site da sua empresa à LGPD, nem pense em perder tempo.
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E caso tenha restado alguma dúvida e você queira saber mais como aplicar as melhores práticas de marketing digital para a sua empresa,
fale com um Gruver ;)