Você já sabe que desenvolver conteúdos relevantes é essencial para a comunicação da sua marca, mas já pensou como o podcast pode ser a escolha ideal para sua estratégia de marketing digital?
Em 2020, o consumo de podcasts no Spotify aumentou 200%, e de acordo com dados da Orelo, foram 20 milhões de brasileiros.
Estamos falando de uma oportunidade de nicho aqui, onde a sua marca tem a possibilidade de ter mais um conteúdo compartilhável e que pode trazer
reconhecimento de marca.
Aliás, a busca por conteúdos originais tem sido o principal interesse desse novo consumidor, que prefere escutar o podcast a ler um artigo ou até escutar um livro inteiro.
Além disso, a evolução do podcast também se deu pelo aumento de pessoas no trabalho remoto, estimulando o ouvinte a sair da tela do computador e descansar os olhos.
Segundo o IBOPE, 51,1% das pessoas que têm internet
ouvem podcasts todos os dias, e a média de consumo é de 2 horas e 52 minutos.
Pensando na importância dessa estratégia, neste artigo, vamos mostrar os 5 principais motivos para você usar o podcast para alavancar o seu negócio no marketing digital.
Conteúdos foram feitos para serem adaptados!
Com a criação de novas redes sociais e ferramentas dentro das que já existem, há uma necessidade de estarmos abertos a mudanças.
Muitas pessoas não têm tempo para consumir um vídeo ou ler um artigo grande, e a praticidade do podcast atrai muitas delas.
Nessa hora, é importante saber e avaliar se a adaptação vai ser útil para a sua persona ou não, e se realmente vai trazer resultados positivos para a sua marca.
Um exemplo forte dessa transição é a da Lu, influenciadora virtual da Magalu, que alcançou 1 milhão de seguidores de forma orgânica no Tik Tok!
A marca queria se tornar conhecida entre os jovens e trazer uma referência mais popular.
Além disso, você tem a oportunidade de diversificar as campanhas e alcançar novos públicos como a Magalu e ,quem sabe, conquistar alguns
clientes.
A questão aqui é aplicar uma estratégia e verificar os resultados.
Um podcast pode ser o ponto de contato ideal para trazer pessoas engajadas e apaixonar aquelas que ainda não te conhecem.
A produção de um podcast não precisa de muitos aparelhos caros ou um local muito específico para gravar.
A princípio, um bom microfone (pode ser de celular), um espaço silencioso e pessoas inspiradas em conversar ou falar abertamente sobre o assunto e trazer entretenimento para quem escutar!
Lembrando que é importante criar um roteiro que possa acompanhar o processo de gravação. Podem ser perguntas ou tópicos, assim você vai conseguir guiar a conversa para um objetivo.
Pense também que a gravação de um podcast não precisa ser sério. Mas, dependendo da sua marca e do assunto tratado, pode ser um momento de diversão e descontração e se torne um trabalho divertido.
O SEO (Search Engine Optimizer) é essencial para qualquer conteúdo, com o podcast não é diferente.
Então, indico postar em todas as plataformas de streaming e fazer uma boa descrição para cada episódio.
Além disso, inclua palavras-chaves referentes ao
seu negócio e ao episódio em questão, assim o tema fica claro para todos.
O acesso também deve ser facilitado incluindo o podcast em várias plataformas, como Spotify, Anchor, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast, Pocket Casts, Castbox, SoundCloud.
Sim, mensurar os resultados é importantíssimo para sua estratégia, e
com o podcast tudo é mensurável.
Primeiro, você deve definir algumas metas de números, seja de seguidores ou de cliques.
Depois, você precisa montar o planejamento baseado nas metas, com investimento em mídia paga, se necessário, e posts nas suas
redes sociais.
Ao longo da aplicação da estratégia você vai entender o que dá certo ou errado, ajustando os pontos de atenção no meio do caminho.
Todo dia somos bombardeados com diversas informações e filtrar o que queremos está começando a ficar difícil.
Mas, quando achamos algo que realmente vale a pena parar e ler, ver ou ouvir, aquela marca se torna visível para várias pessoas.
Duas das principais vantagens do podcast é a proximidade e a mudança de hábito das pessoas, elas se sentem tão à vontade que tendem a criar expectativas.
As pessoas ficam engajadas com algo que elas se identificam, faz parte do ser humano apoiar aquilo que ela se sente incluída.
Então, crie expectativa e conteúdos realmente úteis para quem importa.
O podcast pode ser uma poderosa ferramenta de marketing, basta usá-la com sabedoria!
Aproveite para
conferir nosso artigo sobre o que é e como criar o seu podcast, você aprende a montar o planejamento completo e ainda recebe dicas de como gravar economizando.